Instituto Pensar - CPI da Pandemia: Pazuello continua a depor depois de mentir

CPI da Pandemia: Pazuello continua a depor depois de mentir

por: Da Redação


Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello passou mal e a reunião na CPI para ouvi-lo continua nesta quinta. Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello continua a depor à CPI da Pandemia do Senado nesta quinta-feira (20), a partir das 9h30. Depois de mais de sete horas de questionamentos nesta quarta-feira (19), a reunião da comissão teve de ser suspensa devido às votações no Plenário do Senado. O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), avisou que ainda estão inscritos 24 senadores para fazer perguntas ao ex-ministro.

Pazuello se esquivou de perguntas e mentiu

Na avaliação do presidente da CPI, Pazuello se esquivou de algumas perguntas, mas terá mais cinco ou seis horas na frente dos senadores. Omar opinou não ver necessidade de quebrar os sigilos do ex-ministro.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmaram que Pazuello mentiu várias vezes aos senadores, além de omitir informações.

Para Randolfe, as contradições do depoimento mostram que Pazuello terá de ser acareado com outros depoentes da CPI. Para Renan, Pazuello estava "fingindo responder? e negou as próprias declarações que fez anteriormente.

Randolfe disse também que Pazuello teve um pequeno mal-estar e foi atendido pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que é medico, mas logo se recuperou.

Em defesa do depoente, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou que Pazuello respondeu a todas as perguntas e não se esquivou de questionamentos.

Governistas defendem Pazuello

Na opinião do senador governista, nenhum dos depoentes da CPI, até agora, afirmou que houve interferência indevida do presidente da República no Ministério da Saúde. Para Marcos Rogério, não houve mentiras nem contradições nas falas de Pazuello aos senadores.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) reclamou que o relator da CPI teria cometido excessos e teria direcionado algumas respostas do depoente. Girão disse esperar que, a partir de agora, a comissão passe a investigar também "os bilhões de reais repassados pela União a estados e municípios durante a pandemia?.

Segundo Girão, a Polícia Federal teve mais de 60 operações em 2020 contra denúncias de irregularidades no uso desse dinheiro por alguns estados e municípios. Girão quer "seguir o dinheiro?, pois há denúncias de respiradores superfaturados e hospitais de campanha desativados, por exemplo.

Como o depoimento de Pazuello será retomado nesta quinta-feira, acabou sendo adiada a audiência com Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (ela seria ouvida nesta quinta). A nova data para a audiência foi remarcada para a próxima terça-feira (25).

Acompanhe pelo Socialismo Criativo

Assista ao vivo a reunião

Com informações da Agência Senado



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: